Navegando em busca do conceito de hipertexto
Hipertexto é definido no site do Wikipédia como:
“termo
que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos
de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo
acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou
simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo
de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar
os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as
informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de
"linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos
anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que
concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece
de fontes], que seria a ligação de textos com outros
textos”.
Acredito ser uma das melhores definições, até mesmo
pelo fato do site www.wikipedia.org ser
um dos melhores lugares de pesquisa pelo seu conjunto de hiperlinks, permitindo
acessar a diversas definições e conceitos a partir de uma pesquisa.
O
termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para
denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática, pelo sistema
“Xanadu” (primeiro projeto para o desenvolvimento daquilo que
posteriormente veio a ser conhecido como hipertexto). Até então a idéia de
hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico
Vannevar Bush através do dispositivo “Memex” (máquina para
auxiliar a memória e guardar conhecimentos anunciada em 1945, em um célebre
artigo intitulado As We May Think
("Como nós
podemos Pensar"), no qual ele descreveu uma máquina pessoal para a
extensão da memória humana e para o compartilhamento de informação). Enquanto
muitas das idéias de Dr. Bush não eram únicas ou novas, a síntese e
apresentação popular localizaram muitos cientistas o considerado frequentemente
como um gatilho para o desenvolvimento de computadores pessoais, a Internet, e
a “world wide web” (rede mundial de
computadores).
Tal
engenho, concebido para suprir as "falhas da memória humana", através
de recursos mecânicos, é considerado o precursor da idéia de hipertexto.
Pode-se assim observar que a necessidade de acelerar e facilitar o acesso à
informação não é atual.
Torna-se
necessário uma adaptação do profissional da educação a essa forma de acessar o
conhecimento, pois, ao contrário do Memex, os computares pessoas assim como a web estão disponíveis para quase todos.
Além disso, a facilidade na sua manipulação associada ao interesse da maioria
das pessoas em utilizá-los torna o hipertexto um ferramenta poderosa de
aprendizagem.
Cabe
ao educador estimular, no educando, o desenvolvimento de um senso crítico capaz
de elaborar opiniões sobre as informações que está acessando. Sobre sua origem,
veracidade, importância e ainda poder discutir e elaborar novos conhecimentos a
partir desse mundo de informações rico e de rápido e fácil acesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário