segunda-feira, 10 de dezembro de 2012


Navegando em busca do conceito de hipertexto

Hipertexto é definido no site do Wikipédia como:

termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes?], que seria a ligação de textos com outros textos”.

Acredito ser uma das melhores definições, até mesmo pelo fato do site www.wikipedia.org ser um dos melhores lugares de pesquisa pelo seu conjunto de hiperlinks, permitindo acessar a diversas definições e conceitos a partir de uma pesquisa.
O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática, pelo sistema “Xanadu” (primeiro projeto para o desenvolvimento daquilo que posteriormente veio a ser conhecido como hipertexto). Até então a idéia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush através do dispositivo “Memex” (máquina para auxiliar a memória e guardar conhecimentos anunciada em 1945, em um célebre artigo intitulado As We May Think ("Como nós podemos Pensar"), no qual ele descreveu uma máquina pessoal para a extensão da memória humana e para o compartilhamento de informação). Enquanto muitas das idéias de Dr. Bush não eram únicas ou novas, a síntese e apresentação popular localizaram muitos cientistas o considerado frequentemente como um gatilho para o desenvolvimento de computadores pessoais, a Internet, e a “world wide web” (rede mundial de computadores).
Tal engenho, concebido para suprir as "falhas da memória humana", através de recursos mecânicos, é considerado o precursor da idéia de hipertexto. Pode-se assim observar que a necessidade de acelerar e facilitar o acesso à informação não é atual.
Torna-se necessário uma adaptação do profissional da educação a essa forma de acessar o conhecimento, pois, ao contrário do Memex, os computares pessoas assim como a web estão disponíveis para quase todos. Além disso, a facilidade na sua manipulação associada ao interesse da maioria das pessoas em utilizá-los torna o hipertexto um ferramenta poderosa de aprendizagem.
Cabe ao educador estimular, no educando, o desenvolvimento de um senso crítico capaz de elaborar opiniões sobre as informações que está acessando. Sobre sua origem, veracidade, importância e ainda poder discutir e elaborar novos conhecimentos a partir desse mundo de informações rico e de rápido e fácil acesso.

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